sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Os 5 livros da bíblia denominados poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos cânticos


Escritor: Desconhecido
Data: cerca de 2000 a.C. (?)
Tema: Por que sofre o justo ?
Um Dos mais antigos livros das Escrituras inspiradas! Um livro tido na mais alta estima e muitas vezes citado, todavia muito pouco entendido pela humanidade. Por que foi escrito este livro, e de que valor é para nós hoje? A resposta é indicada no significado do nome de Jó: “Objeto de Hostilidade.” Sim, este livro trata de duas importantes perguntas: Por que sofrem os inocentes? Por que permite Deus a iniqüidade na terra? Temos o registro do sofrimento de Jó e de sua grande perseverança para considerarmos ao responder a essas perguntas. Tudo foi registrado por escrito, precisamente como Jó pediu. — Jó.19:23, 24.

SALMOS
(comentário por versículo)
Livro que parece consistir em cinco coleções de cânticos sagrados (1) Sal.1-41; - (2) 42-72; - (3) 73-89; - (4) 90-106; - (5) 107-150 cada coleção terminando com uma bênção proferida sobre Deus. Segundo o seu lugar no livro, os respectivos salmos, desde tempos antigos, evidentemente eram conhecidos por número. Por exemplo, o que é agora chamado de “segundo salmo” também era chamado assim no primeiro século aC. At.13:33.

PROVÉRBIOS
Proferidos por: Salomão, Agur, Lemuel Lugar da Escrita: Jerusalém Escrita Completada: cerca de 717 a.C.
Quando Salomão, filho de Davi, se tornou rei de Israel orou a Deus, pedindo-lhe “sabedoria e conhecimento” para “julgar este grande povo”. Em resposta, Deus lhe deu ‘conhecimento e sabedoria, e um coração entendido’. (2 Crô.1:10-12; 1 Reis.3:12;4:30, 31). Em resultado disso, Salomão chegou a “falar três mil provérbios”. (1 Reis 4:32). Parte dessas palavras de sabedoria foi assentada por escrito no livro bíblico de Provérbios. Visto que a sua sabedoria era realmente a que “Deus lhe pusera no coração”. Esses provérbios englobam verdades eternas. Têm o mesmo valor hoje como quando foram proferidos pela primeira vez sengundo a teologia.

ECLESIASTES
Escritor: Salomão.
Lugar da Escrita: Jerusalém.
Data: Cerca de 935 a.C.
O Livro de Eclesiastes foi escrito com um objetivo elevado. Na qualidade de líder de um povo dedicado a Deus, Salomão tinha a responsabilidade de manter este povo coeso em fidelidade à sua dedicação. Ele procurou cumprir essa responsabilidade por meio dos conselhos sábios contidos em Eclesiastes. Por meio de Eclesiastes, procurava congregar o seu povo para obras dignas, desviando-o das obras vãs e infrutíferas deste mundo. — Ecl. 12:8-10.

CÂNTICOS
Escritor: Salomão.
Lugar da Escrita: Jerusalém.
Data: Cerca de 960 a.C.
O mundo inteiro não era digno do dia em que este sublime Cântico foi dado a Israel.” Assim expressou o “rabino” judeu Akiba, que viveu no primeiro século da Era Comum, a sua admiração pelo Cântico de Salomão. O título do livro é uma forma abreviada das primeiras palavras: “O cântico superlativo, que é de Salomão.” No texto hebraico, é literalmente o “Cântico dos cânticos”, denotando excelência superlativa, similar à expressão “os céus dos céus” para os mais altos céus. (Deut.10:14) Não se trata de uma coleção de cânticos, mas de um só cântico, “um cântico de extrema perfeição, um dos melhores que já existiram ou que foram escritos.

15 comentários:

  1. Glória Deus pela sua vida Monique! Tento imaginar quantas vidas este post atraiu para Deus!

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe querida, e que você possa sempre contribuir para o crescimanto do reino de Deus!

    ResponderExcluir
  3. obrigado por essa publicação, foi uma aula pra mim.graças a Deus

    ResponderExcluir
  4. Que bênção! Obrigado pelos entendimentos

    ResponderExcluir
  5. Que bênção! Obrigado pelos entendimentos

    ResponderExcluir
  6. lindos seus comentarios Monique a paz do senhor

    ResponderExcluir
  7. Me foi muito util. Obrigada querida. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  8. ATENDE A NECESSIDADE DE MUITOS... SEJAM CRENTES OU NÃO...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Procede suas colocações e são de valia no campo do aprendizado teológico. Me ajudou no tempo de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Quem é salvo e tem serteza fiz amém 🤗

    ResponderExcluir